“Não se julgue, dentro da vida, como alguém que nunca prestará contas dos atos mais íntimos.
Tudo o que praticamos, Dirceu, permanece gravado no livro da consciência. O bem é a sementeira da luz, portadora de colheitas sublimes de alegria e paz, enquanto que o mal nos enegrece o espírito, como tinta escura que mancha os alvos cadernos escolares."

Mensagem do pequeno morto — Carlos por Neio Lúcio

____

"...De que servem as religiões se vocês agridem aqueles que não rezam pela mesma cartilha...? Uri Uraniano.


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Livro dos Espíritos

"Deus é infinito em Suas perfeições, mas o infinito é uma abstração. Dizer que Deus é o infinito é tomar o atributo de uma coisa pela coisa mesma, é definir uma coisa que não é conhecida por uma outra que não o é mais do que a primeira. "(O Livro dos Espíritos - Capítulo I - De Deus » Deus e o infinito)

"Para crer-se em Deus, basta se lance o olhar sobre as obras da Criação. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e avançar que o nada pôde fazer alguma coisa." (O Livro dos Espíritos - Provas da existência de deus >>4)

"São habitados todos os globos que se movem no espaço? "Sim e o homem terreno está longe de ser, como supõe, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição. Entretanto, há homens que se têm por espíritos muito fortes e que imaginam pertencer a este pequenino globo o privilégio de conter seres racionais. Orgulho e vaidade! Julgam que só para eles criou Deus o Universo."" (O Livro dos Espíritos -Da criação » Pluralidade dos mundos » 55)

"Há muitas coisas que não compreendeis, porque tendes limitada a inteligência. Isso, porém, não é razão para que as repilais. O filho não compreende tudo o que a seu pai é compreensível, nem o ignorante tudo o que o sábio compreende. Dizemos que a existência dos Espíritos não tem fim. É tudo o que podemos, por agora, dizer." (O Livro dos Espíritos - Origem e natureza dos Espíritos » 83)

"Haverá Espíritos que se conservem eternamente nas ordens inferiores? "Não; todos se tornarão perfeitos. Mudam de ordem, mas demoradamente, porquanto, como já de outra vez dissemos, um pai justo e misericordioso não pode banir seus filhos para sempre. Pretenderias que Deus, tão grande, tão bom, tão justo, fosse pior do que vós mesmos?""(O Livro dos Espíritos- Progressão dos Espíritos » 116)

"Há demônios, no sentido que se dá a esta palavra?"Se houvesse demônios, seriam obra de Deus. Mas, porventura, Deus seria justo e bom se houvera criado seres destinados eternamente ao mal e a permanecerem eternamente desgraçados? Se há demônios, eles se encontram no mundo inferior em que habitas e em outros semelhantes. São esses homens hipócritas que fazem de um Deus justo um Deus mau e vingativo, e que julgam agradá-lo por meio das abominações que praticam em seu nome."" (O Livro dos Espíritos - Anjos e demônios » 131)

"A alma nada leva consigo deste mundo? "Nada, a não ser a lembrança e o desejo de ir para um mundo melhor, lembrança cheia de doçura ou de amargor, conforme o uso que ela fez da vida. Quanto mais pura for, melhor compreenderá a futilidade do que deixa na Terra."" (O Livro dos Espíritos - A alma após a morte; sua individualidade. Vida eterna » 150)

"É dolorosa a separação da alma e do corpo?"Não; o corpo muitas vezes sofre mais durante a vida do que no momento da morte; a alma nenhuma parte toma nisso. Os sofrimentos que algumas vezes se experimentam no instante da morte são um gozo para o Espírito, que vê chegar o termo do seu exílio."" (O Livro dos Espíritos - Separação da alma e do corpo » 154)

"O Espírito se encontra imediatamente com os que conheceu na Terra e que morreram antes dele?"Sim, conforme à afeição que lhes votava e a que eles lhe consagravam. Muitas vezes aqueles seus conhecidos o vêm receber à entrada do mundo dos Espíritos e o ajudam a desligar-se das faixas da matéria. Encontra-se também com muitos dos que conheceu e perdeu de vista durante a sua vida terrena. Vê os que estão na erraticidade, e vai visitar os que se encontram encarnados."" (O Livro dos Espíritos - Separação da alma e do corpo » 160)

"Qual o fim objetivado com a reencarnação?"Expiação, melhoria progressiva da Humanidade. Sem isto, onde a justiça?"" (O Livro dos Espíritos - A reencarnação » 167)

"É limitado o número das existências corporais, ou o Espírito reencarna perpetuamente?"A cada nova existência o Espírito dá um passo adiante na senda do progresso. Quando se ache despojado de todas as impurezas não tem mais necessidade das provas da vida corporal."" (O Livro dos Espíritos - A reencarnação » 168)

"Pode um homem, nas suas novas existências, descer mais baixo do que esteja na atual?"Com relação à posição social, sim; como Espírito, não.""(O Livro dos Espíritos -Transmigrações progressivas » 193)

"Não tendo podido praticar o mal, o Espírito de uma criança que morreu em tenra idade pertence a alguma das categorias superiores?"Se não fez o mal, igualmente não fez o bem e Deus não o isenta das provas que tenha de padecer. Se for puro, não o será pelo fato de ter animado uma criança, mas porque já progredira até à pureza."" (O Livro dos Espíritos - Sorte das crianças depois da morte » 198)

"Quando errante, que prefere o Espírito: encarnar no corpo de um homem, ou no de uma mulher?"Isso pouco lhe importa. O que o guia na escolha são as provas por que haja de passar."Os Espíritos encarnam como homens ou como mulheres, porque não têm sexo. Visto que lhes cumpre progredir em tudo, cada sexo, como cada posição social, lhes proporciona provações e deveres especiais e, com isso, ensejo de ganharem experiência. Aquele que só como homem encarnasse só saberia o que sabem os homens." (O Livro dos Espíritos - Sexo nos Espíritos » 202)

Nenhum comentário:

Postar um comentário